O que é força muscular?

11.07.2011

Segundo KOMI (2006) força muscular é a força ou torque máximos que um músculo ou grupo muscular pode gerar em velocidade específica ou determinada.

Para KNUTTGEN (1987) e KRAEMER (2009) força é a quantidade máxima de tensão que um músculo ou grupamento muscular pode produzir em um padrão específico de movimento realizado em determinada velocidade.

Força muscular é uma capacidade física e por isso uma pessoa nasce com ela e apenas a desenvolve ao longo da vida. Ao treina-la todos podemos ficar mais fortes à medida que vencemos os estímulos aplicados. A força se manifesta de algumas formas, são elas:

  • Força Absoluta
  • Resistência de Força
  • Força Explosiva
  • Força Hipertrófica


Antes de falarmos de cada uma das manifestações da força, quero lembra-los que é o sistema músculo esquelético que produz o movimento corporal, mas quem realiza esse movimento são as articulações. As articulações realizam movimentos básicos tais como flexão e extensão, rotação e circundução, adução e abdução.

Quanto às manifestações da força podemos citar os tipos de contração muscular tais como contração isotônica (concêntrica e excêntrica) e contração isométrica. Podemos dizer que a contração isotônica produz uma alteração no comprimento do músculo, ou seja, quanto à contração isotônica for concêntrica há uma diminuição no comprimento e aumento no comprimento quando for uma contração isotônica excêntrica. Se a contração for isométrica não produz alteração no comprimento muscular e nem tampouco movimento.

A Força Absoluta que também podemos chamar de força pura é a capacidade máxima que um indivíduo tem de vencer uma resistência, ou seja, o máximo que ele consegue levantar de peso (carga) em um movimento corporal específico, tais como, no Powerlifiting ou Levantamentos Básicos, no agachamento, supino e levantamento terra. Podemos ainda dizer que força absoluta é igual a uma repetição máxima!

Contudo a força muscular de resistência é a capacidade do músculo realizar várias repetições de um mesmo movimento o que muito usado no trabalho de fortalecimento muscular e no treinamento esportivo. Porém usado também na reabilitação muscular.

A Força Explosiva consiste em uma soma da força pura com velocidade. Extremante importante no alto rendimento de atletas tais como levantadores olímpicos, saltadores, arremessadores, dentre outras modalidades esportivas que exijam desta manifestação de força muscular.

Os culturistas ou bodybuilders usam a força hipertrófica para o seu desenvolvimento muscular, ou seja, hipertrofia é o aumento das fibras musculares e a força hipertrófica fica antes da força absoluta ou máxima, sendo então uma força sub máxima usada no treinamento. Essa hipertrofia pode ser tensional ou metabólica. Tensional quando aumenta a secção transversal das fibras musculares, e metabólica quando aumenta os fluidos energéticos das mesmas.

Uma modalidade esportiva que me chama muita atenção pelo uso de todas as manifestações da força muscular é o homem mais forte do mundo ou world strong man! Lá podemos observar que o atleta precisa ser veloz, resistente, fortíssimo e por conseqüência musculoso, porém alguns não apresentam definição muscular, mas isso não é levado em questão.

Até a próxima!

Prof. Msd. Bráulio França (Pinduca)

    by POSTDIGITAL.cc